LUTERIA E LUTERIA
Luteria & Luteria

Bem Vindo ao Luteria & Luteria, por favor, faça seu registro e tenha acesso a todo o conteúdo, e ainda:
Ter acesso a donwloads de métodos e literatura sobre luteria,
Acesso a links com vídeos tutoriais
E muito mais,

Registre-se agora.

InícioPortalRegistrar-seLogin
Últimos assuntos
» HINO 260 NO TRIO
por Alfieri_Robson Ter Abr 22, 2014 4:44 pm

» Trio violino, viola e celo
por Alessandro Muzell Ter Abr 22, 2014 2:51 pm

» Violoncelo Alberto Vicente
por acivalli Ter Abr 22, 2014 10:36 am

» Violino Alessandro Muzell
por Alessandro Muzell Ter Abr 22, 2014 9:15 am

» RESTAURAÇÃO VIOLINO KARL HÖFNER 1986
por jhonesalan Dom Abr 20, 2014 11:33 am

Comparte | 

Ajuste de cavalete para violoncelo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
raffaelserejo

MensagemAssunto: Re: Ajuste de cavalete para violoncelo   Qui Maio 16, 2013 9:20 am

Caro, aparentemente esta bem bruto este cavalete, eu não lembro das medidas dos ajustes...rs se não me engano ja existe um topico com esses numeros.
acivalli

MensagemAssunto: Re: Ajuste de cavalete para violoncelo   Qui Maio 16, 2013 11:26 am

Caro Marlus,

realmente o cavalete foi colocado em sua forma original ,sem ajuste. Este inclusive não é o cavalete padrão da Rolim, pois vem ajustado e na madeira Grevilea de fabricação própria.

Com relação ao ajuste, sim primeiro a base. Tem vários tópicos falando os detalhes, mas em resumo:

1) coloca uma lixa de madeira 200 sobre o tampo e copia a curvatura
2) confere, marca e desgasta a nova altura e curvatura
3) acerta a espessura da base e da ponta
4) acerta a distância entre as cordas
5) monta o cavalete alinhado à marca de centro inferior dos Fs
6) toca, testa e posta os resultados

Boa sorte!
http://www.civalli.com.br
MarlusBastos

MensagemAssunto: Re: Ajuste de cavalete para violoncelo   Sex Maio 17, 2013 1:06 am

Caros,

Fiz os ajustes. Cortei dedo, quase pepinei o cavalete todo mas ficou melhor... rsrs
Como não tenho as ferramentas adequadas, tive que me virar com um estilete. A altura das cordas em relação ao espelho ficou dentro das normas.
O problema é que não sei dizer como está o som, pois não tenho referência de nenhum outro cello, e muito menos não sei tirar algum som... rsrs
Mas vamos que vamos!!! bounce

Marlus Bastos
Cello/Sax/Flauta
acivalli

MensagemAssunto: Re: Ajuste de cavalete para violoncelo   Sex Maio 17, 2013 8:40 am

......eh,eh,eh......muito bom, tem que partir para a "briga"!

Com o tempo vc cria a referencia sonora ,e vai poder avaliar a condição do ajuste, podendo ajustar novamente quando quiser!

Nesse assunto de referencia de som, vc deve considerar :

1) o som que vc tira no seu cello
2) o som que um professor ou músico experiente tira no seu cello (cello do Marlus)
3) o som que se ouve em outros violoncelos executados por músicos experientes

Com essas 3 considerações vc poderá dizer se:

a) o seu cello esta bom ou não, ou
b) se a sua execução é que precisa melhorar, e
c) qual o padrão de sonoridade que vc busca, ou aprecia!

Ae é só trabalhar nos estudos e complementar com os ajustes!
Daniel de Faria Godoi

MensagemAssunto: Re: Ajuste de cavalete para violoncelo   Sex Maio 17, 2013 9:04 am

Caro ir. Muzell,

Qual o modelo desta viola?
Creio que seja viola hahaha

E são seus estes instrumentos? Digo, o irmão quem fez?

Abraços!

Alessandro Muzell escreveu:
Very Happy BEM LEGAL ESSE VIDEO...A PROPÓSITO ATÉ QUANDO DEU EU RESISTI AO MAXIMO A PEGAR QUALQUER TRABALHO EM CELLO, MAIS UM AMIGO MEU PEDIU PARA REGULAR O CAVALETE PRA ELE, ESTUDEI UM POUCO E VAMO POR A MÃO NA MASSA....OLHA O BONITÃO AI:

TRATA-SE DE UM CELLO 4/4 ROLIM FEITO EM MADEIRAS NACIONAIS COM UM VERNIZ ESPECIAL BEM INTERESSANTE. OUTRO PONTO QUE ME CHAMOU MUITO A ATENÇÃO NESTE CELLO É O RABISCO DO FILETE.

ELES RISCARAM COMO SE FOSSE ABRIR O CANAL, DEPOIS, TRAÇARAM COM CANETA OU ALGO SIMILAR E APLICARAM O VERNIZ, VAI SABER NÉ KKKK...

O CAVALETE TA MUITO MAL AJUSTADO, CURVATURA EXTREMAMENTE FORA DE ANGULO, PRINCIPALMENTE NAS CORDAS G E C....VAMOS VER COMO VAI FICAR....

ATÉ MAIS.
Alessandro Muzell

MensagemAssunto: Re: Ajuste de cavalete para violoncelo   Sex Maio 17, 2013 11:06 am

Very Happy CARO DANIEL, SÃO MEUS INSTRUMENTOS, MENOS O CELLO QUE SÓ FIZ AJUSTES. A VIOLA A PRINCIPIO É UMA GASPARO, SÓ QUE NO ANDAR DA CONSTRUÇÃO RESOLVI APLICAR UM POUCO MAIS DA ESSÊNCIA BRESCIANA, MISTURANDO UM POUCO DE SALÓ, PELLEGRINO E OUTROS MESTRES DO PASSADO.....ESSA VIOLA TOCA ATUALMENTE NA ORQUESTRA DA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO PAULO.
http://luteriaeluteria.forumeiros.com
Daniel de Faria Godoi

MensagemAssunto: Re: Ajuste de cavalete para violoncelo   Sex Maio 17, 2013 12:11 pm

Ahhh sim! Lindos esses bicos Very Happy

Agora surge uma dúvida quanto ao ajuste do cavalete...
Eu também toco cello, e pensando um pouco me veio na cabeça como deve ser feito a regulagem do corpo do cavalete, digo a parte que compreende dos pés ao apoio das cordas!
Sei que cada um tem um "padrão" para ser regulado... Agora quanto ao meio do cavalete, qual a melhor forma de se ajustar? Lixar sobre um plano ou algo assim?

Very Happy CARO DANIEL, SÃO MEUS INSTRUMENTOS, MENOS O CELLO QUE SÓ FIZ AJUSTES. A VIOLA A PRINCIPIO É UMA GASPARO, SÓ QUE NO ANDAR DA CONSTRUÇÃO RESOLVI APLICAR UM POUCO MAIS DA ESSÊNCIA BRESCIANA, MISTURANDO UM POUCO DE SALÓ, PELLEGRINO E OUTROS MESTRES DO PASSADO.....ESSA VIOLA TOCA ATUALMENTE NA ORQUESTRA DA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO PAULO.
MarlusBastos

MensagemAssunto: Re: Ajuste de cavalete para violoncelo   Sex Maio 17, 2013 12:54 pm

acivalli escreveu:

......eh,eh,eh......muito bom, tem que partir para a "briga"!

Com o tempo vc cria a referencia sonora ,e vai poder avaliar a condição do ajuste, podendo ajustar novamente quando quiser!

Nesse assunto de referencia de som, vc deve considerar :

1) o som que vc tira no seu cello
2) o som que um professor ou músico experiente tira no seu cello (cello do Marlus)
3) o som que se ouve em outros violoncelos executados por músicos experientes

Com essas 3 considerações vc poderá dizer se:

a) o seu cello esta bom ou não, ou
b) se a sua execução é que precisa melhorar, e
c) qual o padrão de sonoridade que vc busca, ou aprecia!

Ae é só trabalhar nos estudos e complementar com os ajustes!
Irmão Acivalli, com certeza vai ser uma "briga" pra eu ir à frente nos estudos com o cello. Porque, que eu saiba, não tem nenhum músico que toca cello num raio de 150km de onde moro. Acho que vou ter que criar minha referência comigo mesmo, e SÓ! Claro que alguns vídeos na internet ajudam um tanto, mas sem um professor ou músico experiente por perto é bem difícil...
Mas sei de uma coisa, por ajuda de Deus, sou persistente e espero chegar a tirar um som agradável aos ouvidos...

Marlus Bastos
Cello/Sax/Flauta
acivalli

MensagemAssunto: Re: Ajuste de cavalete para violoncelo   Sex Maio 17, 2013 1:06 pm

....isso ae...Deus que abençoe!

Precisando estamos ae!

JoaoMarcelo

MensagemAssunto: Re: Ajuste de cavalete para violoncelo   Sex Maio 17, 2013 2:37 pm

MarlusBastos, voce vindo a SP avisa e vamos marcar um encontro cellistico para compartilhar os aprendizados...
http://www.iniciandonoviolinoaos40.blogspot.com.br
acivalli

MensagemAssunto: Re: Ajuste de cavalete para violoncelo   Sex Maio 17, 2013 4:30 pm

Caros,

compartilhando:

Alinhamentos do cavalete sobre o tampo, resumo do que tem sido postado!

https://docs.google.com/file/d/0B81b3XczPpTpY1pCY1I1bWNUMTg/edit?usp=sharing

Bom proveito!

MarlusBastos

MensagemAssunto: Re: Ajuste de cavalete para violoncelo   Sex Maio 17, 2013 5:56 pm

JoaoMarcelo escreveu:
MarlusBastos, voce vindo a SP avisa e vamos marcar um encontro cellistico para compartilhar os aprendizados...
Caro João Marcelo, tenho muito desejo de ter essa oportunidade em breve, porém minhas férias estão programadas para Dezembro, onde com a ajuda de Deus estarei casando. Very Happy Mas quem sabe aconteça de dar um pulinho aí...
A propósito, moro no interior da Bahia, por isso essa dificuldade!

acivalli escreveu:
Caros,

compartilhando:

Alinhamentos do cavalete sobre o tampo, resumo do que tem sido postado!

https://docs.google.com/file/d/0B81b3XczPpTpY1pCY1I1bWNUMTg/edit?usp=sharing

Bom proveito!
Deus abençoe por mais esta grande contribuição Ir. Acivalli

Marlus Bastos
Cello/Sax/Flauta
Daniel de Faria Godoi

MensagemAssunto: Re: Ajuste de cavalete para violoncelo   Seg Jun 03, 2013 9:47 am

Caros irmãos,

Estou para trocar meu cavalete do meu cello, e estou em dúvida quanto a marca...
Pretendo comprar um modelo belga, mas gostaria da opinião de vocês em qual comprar, e porque!?

Estou entre todas as opções rsrs
Despiau, Aubert e Teller

Grato, saudações a todos!
Alessandro Muzell

MensagemAssunto: Re: Ajuste de cavalete para violoncelo   Seg Jun 03, 2013 9:52 am

Daniel de Faria Godoi escreveu:
Caros irmãos,

Estou para trocar meu cavalete do meu cello, e estou em dúvida quanto a marca...
Pretendo comprar um modelo belga, mas gostaria da opinião de vocês em qual comprar, e porque!?

Despiau, Aubert e Teller

Very Happy CARO, FAÇA UMA MEDIÇÃO DA DISTANCIA DE FURAÇÃO DOS EFES E SE BASEI POR ESSA AFERIÇÃO, POIS É PRIMORDIAL QUE OS PÉS DO CAVALETE JA REGULADO NÃO ULTRAPASSE A LINHA DOS FUROS SUPERIORES, OS PÉS NÃO DEVEM EXCEDER ESSA LINHA.
http://luteriaeluteria.forumeiros.com
Daniel de Faria Godoi

MensagemAssunto: Re: Ajuste de cavalete para violoncelo   Seg Jun 03, 2013 11:18 am

Daniel de Faria Godoi escreveu:
Caros irmãos,

Despiau, Aubert e Teller

Very Happy CARO, FAÇA UMA MEDIÇÃO DA DISTANCIA DE FURAÇÃO DOS EFES E SE BASEI POR ESSA AFERIÇÃO, POIS É PRIMORDIAL QUE OS PÉS DO CAVALETE JA REGULADO NÃO ULTRAPASSE A LINHA DOS FUROS SUPERIORES, OS PÉS NÃO DEVEM EXCEDER ESSA LINHA.

Ah sim, irei medir...

Agora quanto a marca do cavalete, sendo o modelo belga, qual vocês me indicam: Despiau, Aubert ou Teller?

Ajuste de cavalete para violoncelo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 5 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Tópicos similares

-
» cavalete, autura das cordas, distancia do cavalete ao espelho.
» Cavalete Violino
» Cavalete com ébano na corda mi ??
» ..::Para Refletir::..
» Para Os Players

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
LUTERIA E LUTERIA :: LUTERIA EM INSTRUMENTOS DE ARCO :: Ajustes e regulagens em instrumentos de arco-